quinta-feira, 6 de março de 2008

Resumo:Ghiraldelli,Paulo.IN:As filosofias subjacentes às concepções de Educação Física.São Paulo:Edições Loyola,1998.

mO autor nesse texto mostra que tem pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções de Ed.Física.
1.Educaçõa Física Higienista:No caso da Ed.Física Higienista a ênfase em relação à questão da saúde está em primeiro plano.Assim,a perspectiva da Ed.Física Higienista vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação.
2.A Ed.Física Militarista também está seriamente preocupada com a saúde.A Ed.Física deve ser suficientemente rígida para "elevar a Nação" à condição de "servidora e defensora da Pátria".O papel da Ed.Física é de "colaboração no processo de seleção natural",eliminando os fracos e premiando os fortes.A coragem,a vitalidade,o heroísmo,a disciplina exacerada compôem a plataforma básica da Ed.Física Militarista.
3.A Ed.Física Pedagogicista encara a Ed.Física como uma prática eminente educativa.Ela está perocupada com a junventude que frequenta as escolas.A Ed.Física é encarada como algo "útil e bom socialmente", e deve ser respeitada acima das lutas polítics dos interesses diversos de grupos ou de classes.
4.Na Ed.Física Competitivista seu objetivo fundamental é a caracterização da competição e da superação indivudual como valores fundamentais é desejado para uma sociedade moderna.Aqui a Ed.Física fica reduzida ao "deporto de alto nível". prática desportiva deve ser "massificada",para daí poder brotar os expoentes capazes de brindar o país com medalhas olímpicas.
5.Educação Física Popular.A Ed.Física Popular está preocupada com a saúde publica.A Ed.Física POpular também não se pretende disciplinadora de homens e muito menos está voltada para o incentivo da busca de medalhas.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Déborah Regina,
Arrume o título da seguinte forma:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você inicia bem o resumo. Contudo, deveria ter sido mais enfática na apresentação do tema central e da perspectiva do autor. Em vez disso, você expõe diretamente as particularidades do texto conforme sua cronologia. Essa é uma boa estratégia. Porém, você precisa antes de qualquer coisa, apresentar os dois primeiros critérios. Quanto ao início quando faz referência ao texto e ao autor, está coerente com as necessidades de um resumo. Contudo, você não completa o raciocínio, porque você não expõe o “tal ponto comum entre as várias concepções”. A partir disso, adianto que o “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. Referente à exposição das cinco correntes no resumo, está coerente e essencial. Só sugiro que você não repita tantas vezes o nome da corrente\concepção. Por exemplo, sobre a Educação Física Higienista, você repete muitas vezes o termos “Educação Física Higienista”. Cite na Educação Física Popular, que ela é fruto do Movimento Operário e Popular iniciado com a República, bem como, para as outras concepções, de que elas são fruto.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.