quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Resumo:Oliveira,Vitor Mainho de. O labirinto. IN: O que é Ed.Física.- São Paulo:Brasiliense,2004.

1
DÉBORAH REGINA.


Nesse texto o autor se preocupa em esclarecer o que é Ed. Física. Ele faz várias perguntas como: Ed. Física é Ginástica? Ed.Física é Medicina? Ed.Física é Cultura? Ed.Física é Jogo? Ed.Física é Esporte? Ed.Física é Política? e por ultimo Ed.Física é Ciências?.
O autor mostra a interligação da Ed. Física com esses temas. Primeiro Tema: Ed. Física é Ginástica? Para os gregos era.Para os gregos a Ginástica compreendia todos os exercícios físicos,englobando as corridas, saltos, lançamentos e lutas.Encarada a Ed.Física essencialmente sob o seu aspecto biológico,o professor fica reduzido simplesmente a um “educador do físico”. Será a Ed.Física encarregada,apenas,de atender a aspectos físicos do ser humano?
O currículo mínimo imposto aos cursos superiores da Ed.Física brasileira abrange mais de 40% de matérias biomédicas.Essa ênfase em assuntos biológicos leva muitos a considerarem Ed.Física como ciência paramédica.O que não corresponde à realidade.
Ed.Física é Cultura? A cultura é,pois,um comportamento aprendido.Podemos dizer,portanto,que o futebol faz parte da cultura brasileira,assim como a corrida está,cada vez mais,incorporando-se aos hábitos dos brasileiros.
Ed.Física é Jogo? Os jogos passam a integrar os currículos escolares sem a conotação de simples passatempo inconseqüente. O esporte praticado pelo homem desde as mais remotas épocas,o esporte tem suas raízes etmológicas no francês desport, o termo tinha,então,a conotação de prazer,divertimento,descanso.Só o que acontece hoje em dia é que,os menos habilidosos,que seriam os maiores beneficiários do esporte,são marginalizados.A Educação Física pode permitir essa discriminação? É claro que não.
Porque Ed.Física não é política.Os jogos Olímpicos da antiguidade grega eram um poderoso veículo de paz: paralisavam guerras.Os da atualidade estimulam-nas e retratam-nas.
E porque não Ciências? O objetivo da Ed. Física é: o movimento humano.Enquanto ciências,seria pois, a que estuda o homem em movimento.
A Ed.Física é um pouco de cada tema desses,mais não é só um tema.






1.Aluna graduando do curso de Ed.Física da Faculdade Unirb.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Déborah Regina,
Você inicia bem o resumo, tal como deve ser: apresentando o tema central e a forma ou pontos em que o autor irá se agarrar para desenvolver o tema central. Em seguida você especifica os argumentos que o autor utiliza conforme os tópicos. A idéia é boa para um resumo, contudo você entrou em muitos detalhes sobre alguns e deixou outros em falta. Por exemplo, sobre a ginástica, você esboça uma opinião sua sobre a questão de o professor ficar reduzido a um “educador físico”. Aí você faz uma pergunta e depois já começa a colocar a opinião do autor sobre o currículo para falar sobre o vínculo entre EF e área médica. Poderia dizer diretamente, é para isso que serve um resumo. Diga: “o autor pensa isso.... e pronto!”. Isso serve a todos os outros itens. Sendo que, sobre a ciência, ficou muito incompleto, você só expõe a idéia final. Tente recuperar em uma linha a idéia de problema que a EF sofre acerca de seu objeto de estudo, certamente perdido quando ela nasce em substituição ou para englobar as outras práticas que eram consideradas ciências, tal como a ginástica. Por fim, exponha qual é perspectiva do autor para abordar a temática.
Para visualizar e intervir no blog da disciplina, onde tb encontram-se os blogs de seus colegas, clique no título deste comentário.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro.